Feira Internacional das Esmeraldas mostra potencialidades do minério


Edição internacional terá atrações artísticas e realização de encontros de negócios

Grande produtor de esmeral­das até a década de 1990, o município de Campos Ver­des agora resgata seu potencial de produção desta pedra preciosa e também de subprodutos valiosos, como o xisto. Buscando divulgar e mostrar todo o seu potencial em pedras preciosas, a prefeitura rea­lizará de 31 de agosto a 02 de se­tembro a V Edição Internacional da Feira das Esmeraldas, que contará também com atrações artísticas de renome nacional como o Show da Banda Nechivile no dia 31 de agos­to; dia 01 de setembro será a vez da Dupla Di Paullo & Paullino, e dia 02 encerramento com o show sertane­jo de João Lucas & Marcelo.

O evento, que tem como objetivo mostrar para o Brasil o grande po­tencial da jazida de esmeraldas de Campos Verdes, foi promovido pela prefeitura nos anos de 2002, 2003, 2004, e depois retomado em 2017.

Em 2002, o público visitante foi estimado em 15 mil pessoas, e o co­mércio de pedras preciosas foi esti­mado em R$ 3 milhões. Em 2003, o público visitante foi de aproxima­damente 30 mil pessoas, com uma expressiva participação de carava­nas de estudantes de outras cida­des e turistas em busca de espor­te radicais também. Nesta edição, o comércio de pedras preciosas foi estimado em R$ 5 milhões. No ano seguinte, 2004, Campos Ver­des tornou-se vitrina nacional do empreendedorismo e do desenvol­vimento sustentável, após o então prefeito Haroldo Naves receber o Prêmio Sebrae “Mário Covas” para o Prefeito Empreendedor.

Neste ano, a feira fortaleceu o en­contro e passou a ter um porte in­ternacional, aumentando o espa­ço para exposição das esmeraldas e seus subprodutos. Outra novida­de foi a realização de uma rodada de negócios, colocando frente a fren­te vendedores e compradores não só de pedras, mas de artesanato e produtos derivados da esmeralda, como joias e semijoias.

Depois de 12 anos, em 2017, o prefeito Haroldo Naves resgatou o evento de maior importância do Estado e do Centro-Oeste no co­mércio de pedras preciosas, lan­çando a 4 edição da Feira das Es­meraldas, resgatando assim para o calendário nacional e interna­cional a importância de Goiás e do município de Campos Verdes no comércio de pedras preciosas. Cerca de 7,5 milhões em volume de negócios foram movimentados e mais de 18 mil pessoas passaram pelo evento. Outro destaque da úl­tima edição foi a visita do represen­tante político das Filipinas, Côn­sul Geral Ariz Severino Convalecer.

Durante a V Feira Internacio­nal das Esmeraldas o visitante po­derá conhecer as mais belas e va­liosas esmeraldas do mundo e terá a oportunidade de adquirir peças legítimas por um preço especial. Durante o evento os visitantes po­derão conhecer de perto como é realizado todo o trabalho da con­fecção das joias até o produto final. Na feira é possível visitar as áreas de garimpagem de esmeraldas, aces­sando minas de até 250 metros de profundidade, dotadas de galerias que impressionam por sua estru­tura, grandeza e beleza. A expecta­tiva é que em 2018 mais de 35 mil pessoas passem pela feira. Além co­nhecer de perto todos os processos, desde a extração até a lapidação da esmeralda, os turistas poderão participar do “Garimpo e Pague”. A atividade consiste na aquisição de porções de xisto ao valor inicial de 100 reais. Após a lavagem da ma­téria, qualquer esmeralda encon­trada será do afortunado viajante.